domingo, 5 de agosto de 2012

As sensações de um intercâmbio pela AIESEC.

    


    A verdade é que fazer um intercâmbio é uma junção de variadas sensações. Às vezes, a gente quer sair correndo e voltar para casa, outras vezes, você se imagina no lugar por anos e até para sempre e há momento que agente não sabe dizer o que realmente sente. Mas, de fato, é isso que faz agente crescer! Longe de tudo e de todos você aprende a ser mais forte, a vencer as barreiras, enfrentar desafios e ver que a vida não á fácil e nem sempre como agente quer.
    Outro fato, é que estar em outra cultura é muito mais que respeito, é também provar coisas que você nunca viu na vida e vivenciar-las de um modo peculiar. E sabe de uma coisa ?! Tem horas que eu olho para trás e vejo que talvez eu nunca mais volte a esse lugar ou que nunca mais veja algumas pessoas que conheci. E isso me faz vivenciar cada momento com mais vontade.
    Entretanto, será que vale a pena deixar tudo para trás por um tempo? A verdade, é que quando eu vejo aquela paisagem incrível, quando eu lembro de momentos inesquecíveis  e que conheci pessoas surpreendentes, eu percebo que vale a pena sentir saudade, querer correr de volta, chorar e, enfim, desafiar-se! Se a vida fosse apenas um mar de rosas ninguém cresceria, ninguém amadureceria, todos seriam os mesmo, sem nenhuma experiência para contar.
    Fico pensando também nas mudanças que um intercâmbio faz.  Acho que nem eu mesma sei dizer as mudanças nesse momento! Porém, tenho uma sensação de que algo mudou e há coisas que só ao passar dos dias vou perceber o reflexo que fizeram em minha vida. Mas, olhar para trás e ver que eu não me acomodei e decidi crescer e me desafiar já faz toda a diferença.

Temperatura

    Por mais que pareça estranho, em julho, no Paraguay, chega a fazer 4 graus. É bastante frio para quem não está acostumado. Mas, essa temperatura só fica por alguns dias, pois o tempo aqui é bem louco. Na mesma semana que faz 8 graus faz mais de 20. Há uma mudança bem brusca.
    Quando chega o verão (Janeiro, Fevereiro), faz mais de 40 graus e, dizem que é um calor insuportável, que sufoca. Então, que vier no verão se prepara para o calor  ;)

Comidas do Paraguay


    Algo bem diferente aqui é que eles comem com o que eles chamam de acompanhamentos. Então, no almoço, comem a comida com pão, torrada e outros "acessórios" peculiares da comida paraguaya. Quando fui ao shopping, comi empanada (que é bem diferente da do Brasil) e veio acompanhada com pão também (na foto acima).
     
     Na foto acima, é uma comida chamada Pasta Flora, é gostoso e bem barato. É com goiabada. Dizem que o nome da mulher que fazia era Flora e, assim, ficou o nome da comida. Custa 2mil guaranis (cerca de1 real).

   
    Acima, há a sopa Paraguaya. Eu não errei! Essa sopa é dura mesmo. Eles comem como acompanhamento no almoço ou no jantar. Também é bem gostoso :)

   
    Outra coisa que me chamou atenção, é que aqui eles comem muito Lomito. Acima, é uma foto de Lomito Arabe, vem enrolado com pão Árabe e tem um recheio de carne, ovo, alface, queijo, presunto e vem acompanhado com o que eles chamam de salsa (milho, ervilha, molho rosê, maionese e outros molhos ou temperos).

     
    Isso aí acima quadrado é um doce de amendoim. É bom! Parece com paçoca.

   
    O nome desse simpático é chipita. As pessoas aqui tomam com chá e café ou um bebida quente.

 Em breve mais comidas paraguayas...



Ciudad del Leste


   
No Paraguay, há uma cidade barata para comprar coisas. O nome é: Ciudad del Leste. As coisas são bem baratas. É MUITA gente, muita confusão de pessoas, se não prestar atenção você se perde. Tem de tudo que você imaginar, de mala a calcinha. Dependendo do que comprar tem que prestar atenção na qualidade, pois tem coisas, que apesar de baratas, não tem muito boa qualidade.
    Uma coisa legal é que do centro de Ciudad del Leste se pode atravessar de forma bem barata para o Paraná e conhecer as Cataratas, o Parque das Aves e andar um pouco pela cidade. Vale a pena :)