A verdade é que fazer um intercâmbio é uma junção de variadas sensações. Às vezes, a gente quer sair correndo e voltar para casa, outras vezes, você se imagina no lugar por anos e até para sempre e há momento que agente não sabe dizer o que realmente sente. Mas, de fato, é isso que faz agente crescer! Longe de tudo e de todos você aprende a ser mais forte, a vencer as barreiras, enfrentar desafios e ver que a vida não á fácil e nem sempre como agente quer.
Outro fato, é que estar em outra cultura é muito mais que respeito, é também provar coisas que você nunca viu na vida e vivenciar-las de um modo peculiar. E sabe de uma coisa ?! Tem horas que eu olho para trás e vejo que talvez eu nunca mais volte a esse lugar ou que nunca mais veja algumas pessoas que conheci. E isso me faz vivenciar cada momento com mais vontade.
Entretanto, será que vale a pena deixar tudo para trás por um tempo? A verdade, é que quando eu vejo aquela paisagem incrível, quando eu lembro de momentos inesquecíveis e que conheci pessoas surpreendentes, eu percebo que vale a pena sentir saudade, querer correr de volta, chorar e, enfim, desafiar-se! Se a vida fosse apenas um mar de rosas ninguém cresceria, ninguém amadureceria, todos seriam os mesmo, sem nenhuma experiência para contar.
Fico pensando também nas mudanças que um intercâmbio faz. Acho que nem eu mesma sei dizer as mudanças nesse momento! Porém, tenho uma sensação de que algo mudou e há coisas que só ao passar dos dias vou perceber o reflexo que fizeram em minha vida. Mas, olhar para trás e ver que eu não me acomodei e decidi crescer e me desafiar já faz toda a diferença.