terça-feira, 31 de julho de 2012

Transporte público

                                                   


Algo que achei bem interessante aqui, é que os ônibus são coloridos e enfeitados. É diferente! Alguns,   apesar de serem velhos, possuem dizeres, frases e adereços por dentro e tudo mais. A passagem custa 2.500 guaranis. O que equivale a pouco mais de um real dependendo do câmbio. Quando se passa na roleta, recebe-se um pequeno papel como comprovante. Às vezes, sobe um fiscal para ver se você está com esse papel. Mas, é para simples comprovação e controle da empresa de ônibus. Outra coisa diferente também, é que o sinal é tocado na porta, em um botão que se localiza bem acima da mesma e, é raro, ter aquela conhecida cordinha que há no Brasil. Além disso, não há cobrador, somente o motorista e os ônibus são reconhecidos por números. E, assim, vai minha vida no Paraguay, descobrindo cada dia algo mais!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mate e Tereré ?

    Quando cheguei notei algo interessante. Os paraguayos levavam com eles garrafas térmicas, algumas até enfeitadas. Com a convivência dos meus hosts, eles me explicaram que era MATE (uma mistura de ervas).
Quando faz frio, é normal aqui as pessoas levarem garrafas térmicas (o que eles chamam de termo) e irem bebendo o mate o caminho. Eles dizem que aquece o corpo e, além disso, já é parte da cultura. Eles tomam juntos, em família, entre amigos, desde criança. É algo interessante de se ver, é algo que os une. O TERERÉ também é uma mistura de ervas, mas é gelado. Os paraguayos tomam quando faz calor. Para refrescar.
    Bom, eu provei o Mate e o Tereré!!! Normalmente, é bem amargo!!! O Mate é  MUITO quente! Com água fervendo!!! Há outros sabores de Mate como de leite com coco ralado (que é doce), de menta, erva-doce. Na verdade, há uma área no mercado só para isso e você escolhe o sabor da erva. O Tereré há de menta e outros sabores também. Algo interessante é que há pessoas vendendo ervas na rua de vários tipos, então eles as juntam e bebem.
    É diferente! E vale a pena provar e experimentar da cultura do outro :)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Meus amores :)




Não seria eu se não começasse agradecendo e dizendo como amo as pessoas que me proporcionaram essa experiência. Obrigada Deus, vovó, tia naná, mãe e pai :) Vocês foram fundamentais para que isso ocorresse. Dou graças pelos ensinamentos de vocês e por quem sou hoje. Amo vocês e o mínimo que posso fazer para retribuir é fazer um bom trabalho e aproveitar essa oportunidade da melhor maneira possível! Pai, não achei uma foto sua nesse PC  :) SAUDADES DE VOCÊS!!



   

terça-feira, 24 de julho de 2012

O começo de tudo!

   Vai ser bem legal falar um pouco de como é viver no Paraguay. Mas, acho interessante saber um pouco de como cheguei  :)
    Faço parte de uma organização internacional de estudantes que se chama AIESEC. Assim, além de trabalhar nela, eu decidir vivenciar mais de perto como é ser um AIESECer e do que é toda essa experiência que todos que já passaram afirmam ser espetacular.
    Então, na semana em que fui selecionada para trabalhar na Rio +20, decidi também que iria fazer meu intercâmbio, já que minha universidade estava em greve e a previsão não era de voltar logo. Foi tudo muito rápido e, no momento, acho que não pensei bem em tudo. Só pensava em aprender, crescer profissionalmente e ser uma pessoa mais madura. Logo após essa decisão, fiz entrevistas para alguns países. Passei nas entrevista. Mas, de uma forma que não sei o porquê, eu gostaria de ir para o Paraguay. Na realidade, para mim não importava muito o país, pois eu já estava decidida a me desafiar e fazer um bom trabalho. Porém, minha decisão foi tão rápida, que eu não tinha passaporte e minhas opções eram os países do Mercosul. Quando vi a descrição da minha vaga de intercâmbio foi bem interessante e desafiante. E, NA VERDADE, FOI ISSO QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO! E agora estou aqui :)
    Ouvia muitas coisas e gente falando do país. Mas, acho que todos falavam e falam: Por que o Paraguay ? Ela poderia ir a um lugar mais desenvolvido. Poderia escolher algo melhor. Eu também pensei assim. Entretanto, o que respondo e passei a pensar é: Por que não o Paraguay ? Por que não conhecer um lugar que muitos pensam não valer a pena ou só ser pobreza ? Agora é isso que eu penso e tenho visto. O Paraguay tem muito a oferecer. Há cultura, há gente simpática e bonita, há o que aprender!


    Enfim, é isso, gente! Aqui fala a primeira intercambista da AIESEC Paraguay. E, é com muito prazer, que vou descrever minha pequena experiência. E, desde já agradeço a AIESEC Paraguay e a AIESEC Aracaju por me ajudarem a obter uma diferente experiência na minha vida!!!!!!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Paraguay, começo de uma grande experiência ;)


Hola!!! Nesse espaço, vou falar um pouco da minha experiência, através na AIESEC, no Paraguay. Espero que curtam bastante e possa servir de ajuda a todos que pensam em vir para o Paraguay :) En ese espacio voy a hablar un poco sobre el Paraguay :)